Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

domingo, 7 de outubro de 2012

Feira de Jogos Intercultural 2012 da PASEC junta centenas de jovens



Teve lugar no passado dia 7 de Outubro, Domingo, na Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC, mais uma Feira de Jogos Intercultural (FJI), perante mais cento e cinquenta crianças, jovens, animadores e encarregados de educação. Tendo como tema de fundo “Deixar cair os rótulos”. a Feira de jogos abriu com a encenação “Muda o que és com aquilo que és” a que se segui a intervenção do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Mário Passos que durante a sua intervenção salientou o trabalho de inovação social desenvolvido pela PASEC, as respostas que tem dado no combate à exclusão social junto das comunidades juvenis em situação mais precária e o exemplo de protagonismo e dinamismo que tem demonstrado no universo do associativismo juvenil em Famalicão, Portugal e na Europa. Entretanto Maria Ferreira, coordenadora pedagógica da Feira e animadora da PASEC, abriu oficialmente a 7ª edição FJI. 

Este ano a Feira contou com participantes de Coimbra, Aveiro, Guimarães, Porto, Paços de Ferreira, Braga e Famalicão. Foram sete os jogos em competição, desenhados, pensados e dirigidos pelos jovens e animadores dos grupos informais da PASEC. Eles foram: “A Ilha dos Piratas”, “Labirinto Humano”, “Desafio do Milénio”, “Canoagem Digital”, “Dominó Ambiental”, “Shotokan em Movimento” e “Bamboo Ball”. 


A Feira deste ano contou com duas novidades. Um oitavo posto denominado "Brinquedoteca" com jogos especialmente dedicados a cidadãos com necessidades educativas especiais. Depois da PASEC ter alargado a sua ação a grupos com cidadãos portadores de deficiência e com necessidades educativas especiais este foi mais um passo na consolidação do trabalho da organização com este tipo de público. Ao mesmo tempo esta Feira funcionou como o evento Methods Forúm, espaço de partilha de boas práticas na área da educação não formal com grupos de risco entre animadores e outros agentes educativos.