Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Brinquedoteca


A ação desenvolvida na AFPAD de Vermoim, que promove o projeto ID.EIAS, inserido no Programa Juventude em Ação da União Europeia, assenta em duas premissas fundamentais, a atividade lúdico-pedagógico e a Simbologia Grupal com a variável Simbologia Corporal. Esta divide-se em duas modalidades, a expressão musical e a expressão dramática, mais precisamente o teatro pantomímico. Ao longo do tempo em que o projeto será desenvolvido, ambas as metodologias funcionarão em simultâneo, no intuito de complementar os objetivos propostos. 

A atividade lúdico-pedagógico consiste na realização de variados jogos didáticos e interativos que possibilitam, essencialmente o desenvolvimento das competências cognitivas e intelectuais do individuo. Como exemplo prático, desenvolvemos e divulgamos a “Brinquedoteca” – um conjunto múltiplo de jogos, planeados e construídos por Cidadãos Portadores de Deficiência, do CAO da AFPAD de Vila Nova de Famalicão. 

Os jogos construídos são uma das variáveis possíveis de jogos que todas as pessoas no seu quotidiano têm acesso. Por exemplo, o Sudoku de imagens, Loto dos números, mais conhecido por Bingo, associação por imagens, entre outros. Estas dinâmicas incidem sobretudo nos seguintes objetivos: estimular e desenvolver o sentido de orientação e concentração; promover a prática do exercício da sensibilidade e motricidade fina; favorecer o desenvolvimento das relações interpessoais; estimular um conjunto de funções cognitivas, desde a memória, o pensamento e o discurso, fomentar o exercício reflexivo, ao mesmo tempo em que se constrói uma estratégia. 

Esta iniciativa decorreu da semana 27 de Setembro a 07 de Outubro de 2012, realizada duas vezes por semana. Contou com a presença de 5 participantes, tendo em atenção a presença dos restantes participantes no mesmo espaço, o que impossibilita uma participação de carater indireto. Estes momentos proporcionam situações de aprendizagem, utilizando alguns dos cinco sentidos do ser humano, como a audição e a visão, que apesar limitações físicas e/ou psíquicas são possíveis adquirir.