Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Expressão Dramática


O foco desta intervenção incide, essencialmente sobre as artes teatrais, nomeadamente, o teatro pantomímico. Deste modo, é fundamental que as pessoas portadoras de deficiência possam desenvolver e praticar técnicas de expressão dramática. 
Inicialmente foram protagonizados exercícios de exploração corporal que visa o contacto com o próprio corpo, de modo a suscitar em si sensações físicas e emocionais. De seguida, alguns exercícios, como o “Espelho”, por exemplo, que permitiu desenvolver um processo consciente de criatividade; estimular o exercício de concentração. 

Ainda neste entendimento, foram realizados mais alguns exercícios dentro deste método. Assim, o “Espelho das Emoções” consistiu na prática das expressões faciais, recorrendo à ajuda de caricaturas alusivas a variadas expressões faciais, como por exemplo, o sentimento de tristeza, medo e nojo, ao sentimento de alegria, felicidade e surpresa. Para tal, pretendia-se que através do modelo a pessoa pode-se reproduzir a imagem em causa, tendo no espelho o seu objeto principal de confrontação. 

A iniciativa decorreu desde o inicio da intervenção junto da AFPAD até ao momento de hoje, no entanto consistiu numa dinâmica intercalada com todas as outras protagonizadas. Tendo em atenção as especificidades dos exercícios, existiu um variado número de participantes, mas mesmo assim, contamos com a colaboração da grande a maioria. As atividades foram também realizadas duas vezes por semana ao longo destes meses de ação.