Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tertúlia "A responsabilidade"

Como já referimos anteriormente no espaço ID.EIAS, Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC, na rua da Estação, Famalicão, existe uma dinâmica  que consiste num conjunto de tertúlias que tem como objetivo trabalhar competências técnicas, pessoais e psicossociais que os tornem atores sociais credíveis e capazes de gerir o seu próprio processo de integração social.


Esta semana a tertúlia teve como tema a responsabilidade e contou com cerca 20 jovens e animadores das zonas de Famalicão e Guimarães. A tertúlia iniciou-se com uma definição de responsabilidade, de seguida realçou-se a noção responsabilidade perante os outros e o mundo .  Adiante refletiu-se a questão de  que  forma cada um é responsável, e de que forma se aplica essa responsabilidade. Somos responsáveis: em casa, no ambiente de trabalho; na sociedade ; no nosso ambiente? responsáveis por uma vida de mais qualidade para todos?.

Segue-se então a apresentação dos resultados:


1.   É responsável aquele que responde.  O ser humano pode falar, explicar e justificar os seus atos porque os realizou com liberdade.
2.   Somos responsáveis por escolher o que é justo e verdadeiro
3.   Além de sermos responsáveis pelo nosso crescimento em humanidade, somos também responsáveis pelos outros. Com a nossa inteligência, o nosso coração e a nossa vontade, podemos ajudar ou "estorvar" os outros a serem mais humanos e felizes.
4.   Como seres responsáveis por um mundo mais justo devemos ter a consciência social  bem “afinada” e motivada para a ação em favor de uma sociedade mais solidária. Desde sempre a humanidade tem este sonho de fraternidade universal, mas a realidade encarregou-se de afirmar que este sonho não é fácil de realizar