Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Campanha "Jovens Activos na Democracia" em acção







Durante a semana de 24 a 31 de Janeiro foi lançada a Campanha “Jovens Activos na Democracia”. Integrada no projecto “Dimensão Cosmos”, entre as principais iniciativas destacam-se as acções realizadas pelos Clubes Cosmos (Espaços de Ocupação de Tempos Livres orientados pelos animadores do projecto) e o Intercâmbio realizado com jovens das Oficinas de São José de Braga e dos restantes Clubes Cosmos.

Nos Clubes Cosmos realizaram-se Oficinas de Expressão Plástica e Escrita com o tema “O meu Parlamento, as minhas ideias”. A partir dos melhores desenhos e frases será lançada uma t-shirt alusiva à campanha.

Nas Oficinas dos Clubes Cosmos envolvidas na Campanha (2 em Braga e 2 em Famalicão) estiveram presentes 79 crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos.
O Intercâmbio teve lugar entre os dias 24 e 25 de Janeiro na Serra da Estrela. Fica aqui a reportagem da Animadora Ana Costa.

“ Os grupos saíram no Sábado bem cedo rumo à Guarda, onde pararam num fantástico Parque para saborearem uma refeição bem quentinha, confeccionada com muito carinho logo pela manhã. Na Guarda já se previa o frio que lhes ia fazer companhia durante toda a viagem. Mas mesmo assim, todos aproveitaram para brincar e descansar um pouco da viagem de autocarro.

Após o almoço, seguiram em direcção a Belmonte, onde os aguardava uma senhora simpática, que ia servir de guia em visita aos museus da vila. Em primeiro lugar, foram visitar o Ecomuseu do Zêzere, onde ficaram a conhecer um pouco daquilo que é o seu percurso desde a “Infância”, “Juventude” até à “Idade Adulta”. Ficaram a conhecer um pouco da fauna e da flora que existe junto ao rio Zêzere, onde a terra é fértil e onde tudo se dá.

A paragem seguinte foi no Museu Judaico, onde ficaram a conhecer um espaço pedagógico-didáctico sobre o Judaísmo e a cultura do povo judeu. Aí ficaram a conhecer de uma forma abrangente a história dos judeus portugueses e ainda os principais símbolos caracterizadores da cultura judaica como a Estrela de David e o candelabro de sete braços – Menorá.

De seguida foram visitar o Castelo de Belmonte e depois seguiram para a Igreja de Santiago. Esta igreja é um belíssimo exemplar de arquitectura românica-gótica. No seu interior situa-se a Capela de Nossa Senhora da Piedade onde se encontra a famosa Pietá monolítica. Para finalizar, visitaram o Museu do Azeite, onde ficaram a conhecer as etapas de transformação da azeitona até se formar o azeite que todos nós consumimos. No final todos tiveram oportunidade de provar vários tipos de azeite no pão.

Feita a visita aos vários museus, seguiram até Sortelha onde visitaram uma aldeia dentro das muralhas do Castelo. Como já era fim de tarde, seguiram novamente para Belmonte. Por fim foram todos jantar a um restaurante, que os aguardava com um prato delicioso. Depois, já de barriga cheia, o grupo iniciou a subida à Serra da Estrela, rumo à Pousada da Juventude, onde pernoitaram e retemperaram forças para mais um dia. Durante a noite aproveitaram para reflectir sobre o tema da Campanha, explicando cada um o que entendia por Democracia, e como é que cada deles a construía todos os dias.

No Domingo, ao acordar, já a Serra exibia um fantástico manto branco, fruto de uma noite fria e de muita queda de neve. Foi a alegria total. Após o pequeno almoço, o grupo saiu com o objectivo de ir até ao topo da Serra. No entanto, isso não foi possível devido ao mau tempo que se fazia sentir. Pararam a meio do caminho para que todos pudessem desfrutar de algumas brincadeiras na neve.

No final, rumaram até Seia, onde pararam para almoçar. De seguida foram até ao Museu do Pão conhecer a “Quinta Mágica” onde tudo acontece. Ficaram a saber como se faz o pão, desde a colheita do milho e centeio, até à sua confecção. Transformaram-se em pequenos padeiros e cada um fez um pão “artístico” que no final foi ao forno. A visita continuou e o grupo pôde ver alguns exemplares de objectos usados na colheita dos cereais e na transformação destes em farinha, e tudo aquilo que está relacionado com as gentes de antigamente que confeccionavam o pão em fornos de lenha. No final, ficaram a conhecer os vários tipos de pão típicos de cada região do País, e tiveram a oportunidade de provar alguns deles.

A visita terminou com uma queda de neve, que serviu de despedida.
Em conversa com alguns dos jovens foi perceptível que a iniciativa foi um sucesso:
- “Eu gostei de dormir na Pousada, de ir à Serra e da viagem. Gostei de tudo.” (Evaristo Manuel – 16 anos)
- “Gostei da neve, do Museu do Azeite, do Castelo e do outro Castelo. Gostei de dar o passeio e gostei de brincar.” (Gonçalo – 5 anos)
- “Gostei de brincar com a neve, gostei muito de andar de autocarro e gostei muito de dormir na Pousada.” (Francisco – 6 anos)
- “Foi divertido e fui a lugares que nunca tinha conhecido, como o Museu do Pão e coisas assim” (Avelino – 17 anos)
- “Gostei de visitar os museus, em especial o Museu do Pão, gostei da neve, gostei de jantar no restaurante e também apreciei as boas companhias.” (Miguel – 15 anos)"