A ação desenvolvida na AFPAD de Vermoim, que promove o projeto ID.EIAS, inserido no Programa Juventude em Ação da União Europeia, assenta em duas premissas fundamentais, a atividade lúdico-pedagógico e a Simbologia Grupal com a variável Simbologia Corporal. Esta divide-se em duas modalidades, a expressão musical e a expressão dramática, mais precisamente o teatro pantomímico. Ao longo do tempo em que o projeto será desenvolvido, ambas as metodologias funcionarão em simultâneo, no intuito de complementar os objetivos propostos.
A atividade lúdico-pedagógico consiste na realização de variados jogos didáticos e interativos que possibilitam, essencialmente o desenvolvimento das competências cognitivas e intelectuais do individuo. Como exemplo prático, desenvolvemos e divulgamos a “Brinquedoteca” – um conjunto múltiplo de jogos, planeados e construídos por Cidadãos Portadores de Deficiência, do CAO da AFPAD de Vila Nova de Famalicão.

Esta iniciativa decorreu da semana 27 de Setembro a 07 de Outubro de 2012, realizada duas vezes por semana. Contou com a presença de 5 participantes, tendo em atenção a presença dos restantes participantes no mesmo espaço, o que impossibilita uma participação de carater indireto. Estes momentos proporcionam situações de aprendizagem, utilizando alguns dos cinco sentidos do ser humano, como a audição e a visão, que apesar limitações físicas e/ou psíquicas são possíveis adquirir.