Projeto ID.EIAS
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Jornadas de Educação, Democracia e Inclusão juntou mais de 300 jovens
domingo, 29 de agosto de 2010
Geocashing Camp 3 - “Dezenas de crianças e adolescentes discutem os desafios da Democracia”
domingo, 1 de agosto de 2010
Intercâmbio Desportivo "Arrisca Viver a Democracia"

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Desafio Bike Geocaching junta dezenas de jovens
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Escola Aberta na Madeira decorreu entre os dias 9 e 13 de Junho
Esta iniciativa visava estender a intervenção do Projecto Dimensão Cosmos 2, com a expansão das Escolas Abertas Cosmos, ao arquipélago da Madeira através da parceria com a Delegação da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação SocioCultural.

No dia 10 foi organizada uma visita de estudo a alguns dos lugares emblemáticos da região e foi recordada a catástrofe que atingiu a zona insular há alguns meses.
No dia 11 pela manhã, a equipa foi recebida pelo Director Regional da Juventude, que deu as boas vindas à região e explicou um pouco da realidade associativa juvenil da Madeira. Na hora de almoço, o grupo participou num Arraial no Bairro Social da Nogueira junto da comunidade juvenil local. Foi a oportunidade para estar com a Directora Regional da Segurança Social e conhecer o Projecto Despertar Nogueira, incorporado no Programa Escolhas.

Na parte da tarde do dia 12, a equipa foi visitar o Bairro da Nazaré, em Câmara de Lobos, e o projecto Reinventa.Com, inserido no Programa Escolhas. Foi estabelecida, no âmbito da acção Escola-Aberta uma colaboração directa com o Projecto Reinventa.com, estendendo a acção do projecto Dimensão Cosmos 2 à Madeira, que começou com a partilha de alguns materiais pedagógicos, nomeadamente a oferta de alguns Kit's Pedagógicos para a Inclusão elaborados no projecto Dimensão Cosmos 1, e projecção das futuras acções a potenciar e desenvolver. O dia terminou com uma reunião com a delegação da APDASC Madeira.
No dia 13 foi realizada a reunião de avaliação e o respectivo regresso ao continente.
Foram 4 dias de trabalho intenso, a que se seguirá a próxima Escola Aberta em Espanha e as Jornadas para a Democracia e Inclusão.
O Projecto Dimensão Cosmos 2 é apoiado pelo Programa Juventude em Acção da União Europeia.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Nova Newsletter DC2
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Encontro das Escolas Abertas Cosmos decorreu nos dias 29 e 30 de Maio de 2010
O encontro teve como principal objectivo descobrir um pouco a História de Portugal, revivendo quatro momentos fulcrais: a Monarquia, a Ditadura de Salazar na sociedade em geral, a Ditadura de Salazar na escola, e a Democracia. Para tal foram utilizadas técnicas de reflexão, trabalho em grupo, expressão dramática, e trabalho de pesquisa.
O dia 29 (Sábado) começou com a divisão dos participantes em quatro grupos de trabalho e a distribuição de um dos quatro momentos históricos de Portugal por cada grupo. De seguida, todos foram em “Busca da História”: cada grupo realizou uma pesquisa, utilizando a Internet, livros e outro material didáctico. Posteriormente foram realizadas duas actividades em simultâneo: “A vida de Ashique” e “Viver em Sociedade”. O grupo que realizou a actividade “A vida de Ashique” teve a oportunidade de reflectir acerca do trabalho infantil e qual o papel da sociedade no combate a este problema, partindo de histórias verídicas; por sua vez, o grupo que participou na actividade “Viver em Sociedade”, reflectiu acerca de vários problemas que a nossa actual sociedade enfrenta, e na forma de jogo gigante foram encontrando soluções para estes problemas.

Este encontro esteve enquadrado no Projecto Dimensão Cosmos 2, apoiado pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Escola Aberta de Calendário trabalha a Educação Ambiental
Escolas Abertas Cosmos de Joane
Coordenadas pela Animadora Joana Ribeiro têm realizado o seu trabalho com base em jogos de Expressão Dramática e Simbologia Grupal. Grandes fãs de Geocaching, os grupos preparam-se para iniciar um conjunto de iniciativas pela Campanha "Arrisca viver em Democracia".
Apresentação das Escolas Abertas Cosmos
Assim, numa primeira fase, em parceria com instituições locais, em meados de Abril arrancaram as seguintes Escolas Abertas:
- 2 Escolas Abertas de Santiago de Antas, Famalicão, geridas pelo grupo GAAC: uma para crianças entre os 6 e e os 12 anos e outra para os jovens entre os 13 e os 18 anos. È a Associação de Moradores das Lameiras que cede os espaços.
- 2 Escolas Abertas no Lar de Jovens da Oficina de São José em Braga: uma para crianças entre os 6 e e os 12 anos e outra para os jovens entre os 13 e os 18 anos.
- 2 Escolas Abertas em Joane, Vila Nova de Famalicão, uma sem idades pré-definidas e outra dinamizada pelo Grupo Informal Samurais (entre os 6 e os 12 anos). As instituições locais parceiras são a Casa de Acolhimento dos Giestais da Associação Teatro de Construção e o Núcleo Local da PASEC.
- 1 Escola Aberta em Calendário, sem idades pré definidas, gerida pela PASEC, na sua sede.
- 1 Escola Aberta em Landim, Famalicão, gerida pelo Grupo Novidade e Grupo SER, na sede local da PASEC
- 1 Escola Aberta em Paços de Ferreira, sem idades pré-definidas, gerida pela Escola Profissional Vértice e o Grupo Vértice, nas instalações da Escola Profissional Vértice
- 1 Escola Aberta em Varna, sem idades pré-definidas, gerida pela Associação de Jovens Psicólogos da Bulgária em espaço cedido pelo Município de Varna
- 1 Escola Aberta (dedicada exclusivamente à Arte) em Santiago de Compostela, gerida pela Associação Musiquina, nas suas instalações
- 1 Escola Aberta (dedicada exclusivamente a jovens a partir dos 15 anos com especial incidência para actividades de Outdoor Education) em Budapeste, gerida pela Friends od the Earth, em instalações cedidas pela EGEA Hungria Cada Escola Aberta Cosmos tem pelo menos um dinamizador, elemento voluntário da própria instituição ou do Grupo SER. Cada Espaço Escola Aberta criou o seu próprio nome e apresentou o seu próprio quadro de actividades. Orgânica interna dos Espaços Escolas Abertas Cosmos Os Espaços Escolas Abertas Cosmos são espaços onde os jovens estabelecerão uma orgânica interna própria (sistema de eleições, propostas de planos de acção). São, também, espaços de reflexão onde jovens institucionalizados e em situação de risco discutirão os temas europeus através das Expressões, o Jogo Dramático e Workshop’s Temáticos. O trabalho com os grupos dos Espaços Escola Aberta serão prolongados ao longo de quatro fases: Numa primeira fase será dada importância à construção da identidade do grupo (regras de conduta a votar pelo grupo para a gestão do clube; reflexão acerca das prioridades do grupo; sensibilização para a importância da participação activa dos jovens enquanto cidadãos de pleno direito); numa segunda fase será implementado um sistema de eleição de representantes para cada Espaço (cada grupo instituirá a partir da sua própria realidade, um sistema de eleição dos seus representantes e das responsabilidades a lhes atribuir); numa terceira fase cada grupo será levado a desencadear um processo de tomadas de decisão e proposta de uma plano de acção (cada Espaço, de acordo com as suas prioridades proporá um plano de acção que fomente a participação juvenil, articulando-o e apresentado-o às respectivas entidades governamentais locais); numa quarta fase serão implementados e avaliados os mesmo planos de acção. Estas dinâmicas terão um tempo estimado de quinze meses e partem do trabalho já realizado pelo primeiro Projecto Dimensão Cosmos. Os Espaços Escola Aberta funcionarão em rede articulando e potenciando recursos e planos de acção. Existirão 3 disciplinas base e, eventualmente outras, votadas pelos grupos: Jogos e Democracia; Expressões e Democracia; Multimédia e Democracia. Cada Espaço terá uma Equipa de de Geocaching (desporto baseado nas práticas de Educação Ambiental que se traduz na procura de Tesouros simbólicos por GPS. Existirá também um Laboratório de Expressão Dramática que permitirá aos grupos reviverem os diferentes sistemas políticos (Fascismo, Comunismo, Democracia,etc) percepcionando e vivenciando a diferença de um sistema político democrático para outros.
Escolas Abertas de Santiago de Antas

sábado, 17 de abril de 2010
Escolas Abertas Cosmos em acção
As suas reuniões para além de jogos ao ar livre são trabalhados temas do interesse do grupo. Normalmente são eles que escolhem os temas que são tratados durante as reuniões com o apoio da Animadora Daniela Machado.
Nestes últimos meses o tema maior tem sido “As Nossas Escolhas”, ou seja, têm reflectido a importância de os adolescentes tomarem consciência das suas opções e que, ao tomarem as decisões, estão assumir uma responsabilidade e que essa decisão pode ou não trazer consequências para as quais devem estar preparados.

Para sintetizar o trabalho que se tem vindo a fazer. Entre outras coisas foi organizado um campo de formação onde os adolescentes tinham liberdade total de escolher, decidir os seus passos, caminhos, as suas próprias leis, direitos entre outros.
Escola Aberta de Landim gerida pelo "Grupo Novidade"
A Escola Aberta de Landim, antigo Clube Cosmos, e o Grupo Novidade, de Santa Marinha de Landim, Vila Nova de Famalicão, comemora este mês o seu segundo aniversário e como tal o grupo tem vindo a realizar algumas actividades de comemoração do aniversário. Aqui fcam as suas palavras:
"Encontramo-nos neste momento a elaborar o próximo plano de acção, com novas actividades, novos temas de reflexão e de trabalho em grupo, assim como eleger um coordenador do grupo. Nos últimos meses o grupo tem participado em actividades juntamente com outras Escolas Abertas Cosmos, e tem ainda realizado actividades de desporto, refletindo o carácter inclusivo que o desporto proporciona. Por fim o grupo tem participado ainda em algumas actividades da comunidade onde nos inserimos."
domingo, 28 de março de 2010
Geocaching Camp Extreme da Campanha "Arrisca Viver a Democracia"
sexta-feira, 19 de março de 2010
Tertúlia “A arte como forma de expressar a Democracia”


Com largas dezenas de pessoas a assistir, esta actividade realizada pela PASEC, em parceria com o Grupo SER, NEDUM - Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho e Oficina de São José de Braga, contou com a actuação de vários grupos de adolescentes e jovens de Delães, Riba D’Ave, Famalicão, Braga e Guimarães. Contou ainda com a participação do Grupo Geração Viva"
Foram apresentadas várias encenações protagonizadas pelos vários grupos tentando reflectir as várias formas de Arte enquanto promotoras de processos de participação e protagonismo fomentadores da Democracia Participativa.
Foram ainda dados vários depoimentos acerca da experiência de alguns dos intervenientes nos seus grupos de origem e como era possível através da Arte promover a Democracia. Entre os intervenientes estiveram as animadoras Ana Costa e Joana Ribeiro, que partilharam a sua experiência com grupos de adolescentes.
Entre outros depoimentos de salientar: a Dra. Cecília Costa, Presidente do NEDUM, afirmou que a democracia é o melhor meio de se trabalhar em grupo, sendo esse o meio privilegiado pelo NEDUM no trabalho que desenvolve com os estudantes universitários de Educação da Universidade do Minho; por seu lado, Elisabete Faria, salientou que esta tinha sido uma óptima oportunidade de mostrar à comunidade o trabalho protagonizados pelos grupos e as várias formas de transmitir uma mensagem através da arte; entretanto, Abraão Costa, Presidente da PASEC, reforçou que a Arte e a Democracia dão indissociáveis por que ambas se baseiam na expressão da liberdade humana.
Esta tertúlia esteve integrada no Projecto Dimensão Cosmos 2, do Programa Juventude em Acção da União Europeia, que tem no grupo SER a sua entidade coordenadora.
terça-feira, 16 de março de 2010
A arte como forma de expressar a Democracia

O fenómeno da Democracia assume muitas e copiosas formas, moldes e feições e possui contornos mais ou menos aprazíveis diante de várias perspectivas, sempre discutíveis.
Quando entendemos a democracia como Cidadania, como a participação dos cidadãos na sociedade, é necessário admiti-la como e sob todas as formas de expressão que dão figura à opinião e tomadas de decisão de todos os indivíduos.
A arte, entendida como oportunidade de enunciação de sentimentos, emoções e ideias é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de várias aptidões em vários horizontes, com a vantagem de ser transversal a todos os públicos.
Ao fazermos uso da arte e das suas potencialidades, estamos a permitir extensões de fantasias, ideias, reflexões bem como a partilha das mesmas.
No que respeita à democracia é, por isso, essencial o uso adequado das potencialidades da arte para que esta se possa tornar cada vez mais inclusiva, justa e abrangente.
Esta tertúlia foi organizada no âmbito da parceria NEDUM-Grupo SER-PASEC, no Projecto Dimensão Cosmos 2 e será realizada a 16 de Março (terça-feira pelas 21h30) na Fnac de Braga.
No espaço desta Tertúlia vão discutir-se as várias formas de arte que se traduzem em experiências reais de democracia inclusiva, interpretadas pelos seus actores reais: os jovens. Será, também, uma tertúlia singular e mimoseada pois terão lugar vários momentos activos e dinâmicos que tornarão o ambiente diferente.
Fica a proposta de uma noite reflexiva e de conversa mas também lúdica e original…
Contamos com a vossa presença!
quarta-feira, 10 de março de 2010
Escola Aberta "Construir a Identidade de um Grupo Juvenil"
A Escola Aberta teve lugar entre os dias 5 e 7 de Março na Quinta da Costa em Famalicão, com a realização em simultâneo em Guimarães, Valência (Espanha) e Varna (Bulgária). Estiveram envolvidos no total mais de 80 jovens e animadores, mais de 40 só em Portugal.