Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Workshop Democracia Participativa

No dia 25 de Janeiro de 2010, o Projecto Bom Sucesso promoveu um Workshop em que envolveu todas as entidades do consórcio, uma actividade destinada a agentes de intervenção social local, associados a projectos dirigidos a públicos com características de maior vulnerabilidade a fenómenos de exclusão.

O Workshop “Plano B” está inserido no Projecto “Democracia Participativa e Igualdade de Oportunidades – uma estratégia de capacitação para agentes de intervenção local” e com esta iniciativa visou-se capacitar os agentes de intervenção social local ao nível de conhecimentos teóricos, competências técnicas e atitudes necessárias à promoção da Democracia Participativa como factor de integração social e promoção de igualdade de oportunidades nos seus contextos de intervenção.

Enquanto estratégia integrada de desenvolvimento de competências (cognitivas, técnicas e sociais), este projecto orienta-se por uma lógica de investigação-formação-acção, numa síntese permanente entre a teoria e a prática, entre a experiência, a reflexão e a aprendizagem.

Durante todo o dia foi possível debater as questões que nos pareceram mais frágeis, antevendo alguns potenciais problemas no âmbito do nosso projecto e experimentar um jogo de simulação, reforçando os laços entre os parceiros e a vontade de trabalhar em conjunto. Tivemos a participação de 23 elementos que irão trabalhar entre si de modo a promover o projecto entre os jovens e crianças de Olhão.

Foi uma experiência muito satisfatória, pois durante o jogo percebemos que existem erros graves que podem ser poupados se existir uma comunicação saudável, percebemos ainda a potencialidades da ferramenta de Trabalho “Educação Não Formal”.