Projeto ID.EIAS

O ID.EIAS nasce após o Projeto Dimensão Cosmos 2 que mantém neste blog as suas histórias. A Escola Integral de Animação Sociocultural funciona na Rua da Estação (à beira da Estação de Comboios) em Vila Nova de Famalicão e em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Qualquer contato pode ser feito através de pasec.geral@gmail.com ou através dos telefones disponibilizados no site da PASEC em www.pasec.pt. Este blog permitirá partilhar as principais histórias do projeto, novas ferramentas de Animação Sociocultural (jogos, métodos,etc) e reflexões dos jovens e grupos envolvidos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apresentação das Escolas Abertas Cosmos


O Grupo SER e a PASEC apresentaram oficialmente, no dia 7 de Maio, em Famalicão, na Sede da PASEC, os Espaços Escolas Abertas Cosmos, principal iniciativa do Projecto Dimensão Cosmos 2, que atingirá directamente mais de 500 crianças e jovens em quatro países. Estiveram presentes na iniciativa os responsáveis pelas várias instituições e grupos envolvidos no projecto. Estes espaços pretendem promover o protagonismo juvenil dos grupos de crianças e jovens envolvidos enquanto cidadãos europeus de pleno direito no processo democrático tornando os antigos Clubes Cosmos (espaços nascidos ataravés do Projecto Dimensão Cosmos I) nas Escolas Abertas Cosmos para a Democracia, duplicando o número de espaços já existentes. Ao mesmo tempo foi apresentado um Plano Especial de Intervenção para comunidades juvenis em especial risco de exclusão.
O maior número de Espaços Escolas Aberta funcionarão ao Sábado, e adaptarão o horário de acordo com o evoluir da dinâmicas dos vários grupos envolvidos.
Assim, numa primeira fase, em parceria com instituições locais, em meados de Abril arrancaram as seguintes Escolas Abertas:
- 2 Escolas Abertas de Santiago de Antas, Famalicão, geridas pelo grupo GAAC: uma para crianças entre os 6 e e os 12 anos e outra para os jovens entre os 13 e os 18 anos. È a Associação de Moradores das Lameiras que cede os espaços.
- 2 Escolas Abertas no Lar de Jovens da Oficina de São José em Braga: uma para crianças entre os 6 e e os 12 anos e outra para os jovens entre os 13 e os 18 anos.
- 2 Escolas Abertas em Joane, Vila Nova de Famalicão, uma sem idades pré-definidas e outra dinamizada pelo Grupo Informal Samurais (entre os 6 e os 12 anos). As instituições locais parceiras são a Casa de Acolhimento dos Giestais da Associação Teatro de Construção e o Núcleo Local da PASEC.
- 1 Escola Aberta em Calendário, sem idades pré definidas, gerida pela PASEC, na sua sede.
- 1 Escola Aberta em Landim, Famalicão, gerida pelo Grupo Novidade e Grupo SER, na sede local da PASEC
- 1 Escola Aberta em Paços de Ferreira, sem idades pré-definidas, gerida pela Escola Profissional Vértice e o Grupo Vértice, nas instalações da Escola Profissional Vértice
- 1 Escola Aberta em Varna, sem idades pré-definidas, gerida pela Associação de Jovens Psicólogos da Bulgária em espaço cedido pelo Município de Varna
- 1 Escola Aberta (dedicada exclusivamente à Arte) em Santiago de Compostela, gerida pela Associação Musiquina, nas suas instalações
- 1 Escola Aberta (dedicada exclusivamente a jovens a partir dos 15 anos com especial incidência para actividades de Outdoor Education) em Budapeste, gerida pela Friends od the Earth, em instalações cedidas pela EGEA Hungria
Cada Escola Aberta Cosmos tem pelo menos um dinamizador, elemento voluntário da própria instituição ou do Grupo SER. Cada Espaço Escola Aberta criou o seu próprio nome e apresentou o seu próprio quadro de actividades.
Orgânica interna dos Espaços Escolas Abertas Cosmos
Os Espaços Escolas Abertas Cosmos são espaços onde os jovens estabelecerão uma orgânica interna própria (sistema de eleições, propostas de planos de acção). São, também, espaços de reflexão onde jovens institucionalizados e em situação de risco discutirão os temas europeus através das Expressões, o Jogo Dramático e Workshop’s Temáticos.
O trabalho com os grupos dos Espaços Escola Aberta serão prolongados ao longo de quatro fases: Numa primeira fase será dada importância à construção da identidade do grupo (regras de conduta a votar pelo grupo para a gestão do clube; reflexão acerca das prioridades do grupo; sensibilização para a importância da participação activa dos jovens enquanto cidadãos de pleno direito); numa segunda fase será implementado um sistema de eleição de representantes para cada Espaço (cada grupo instituirá a partir da sua própria realidade, um sistema de eleição dos seus representantes e das responsabilidades a lhes atribuir); numa terceira fase cada grupo será levado a desencadear um processo de tomadas de decisão e proposta de uma plano de acção (cada Espaço, de acordo com as suas prioridades proporá um plano de acção que fomente a participação juvenil, articulando-o e apresentado-o às respectivas entidades governamentais locais); numa quarta fase serão implementados e avaliados os mesmo planos de acção.
Estas dinâmicas terão um tempo estimado de quinze meses e partem do trabalho já realizado pelo primeiro Projecto Dimensão Cosmos.
Os Espaços Escola Aberta funcionarão em rede articulando e potenciando recursos e planos de acção. Existirão 3 disciplinas base e, eventualmente outras, votadas pelos grupos: Jogos e Democracia; Expressões e Democracia; Multimédia e Democracia.
Cada Espaço terá uma Equipa de de Geocaching (desporto baseado nas práticas de Educação Ambiental que se traduz na procura de Tesouros simbólicos por GPS. Existirá também um Laboratório de Expressão Dramática que permitirá aos grupos reviverem os diferentes sistemas políticos (Fascismo, Comunismo, Democracia,etc) percepcionando e vivenciando a diferença de um sistema político democrático para outros.